Você sabe o que é uma plataforma articulada? Sabe para que serve uma e em quais ocasiões devem ser usadas? Certas construções maiores exigem o uso de uma plataforma, só que cada obra necessita de um tipo de plataforma diferente. Pensando nisso eu resolvi explica rum pouco como funciona.

Existem trabalhos que são feitos em locais muito altos e fazem o uso de certos equipamentos específicos. Estes equipamentos te garantem a segurança necessária e ao mesmo tempo te garante uma agilidade ao decorrer do serviço. Porém, como já disse acima, você precisa descobrir qual é o tipo ideai de plataforma que você vai precisar para realizar sua operação de acordo com a sua necessidade. Existem certos tipos de plataformas e é sempre bom ficar por dentro do que o seu equipamento é capaz de fazer, desta maneira, se você for trabalhar em alguma empresa ou um setor que faça o uso deste equipamento, você já vai estar preparadíssimo para o que der e vier.

Estas plataformas articuladas possuem em sua estrutura um braço dobrável que ajuda as pessoas a trabalharem tanto horizontalmente quanto verticalmente, principalmente em lugares de difícil acesso. A sua estrutura garante que você vai conseguir movimentar esta máquina até um ângulo de 360 graus, e isso vai facilitar muito o seu trabalho, sendo delicadamente posicionada no local desejado. Sem contar que ela pode ser manobrada até mesmo ao atingir a sua altura máxima, ou seja, até mesmo nas alturas você vai poder manobrar e manusear este grande aparelho. Muitas pessoas dizem que plataformas são basicamente elevadores industriais e podem ser são considerados como plataformas para realizar seu trabalho, em minha opinião, é uma tecnologia inovadora que chegou para substituir os andaimes que eram muito utilizados em obras deste tipo.

Se você não tem muita noção dessas coisas que eu estou falando, você deve estar perdido no texto sem entender quando você pode optar por plataformas articuladas ou quando você não deve escolher este tipo de aparelho. Todos os tipos de trabalho nas alturas devem ser seguros, não só para quem está realizando o trabalho, mas também para as pessoas que estão passando lá em baixo, o local da base do aparelho. Este tipo de plataforma é ótimo pois no caso de ter alguns obstáculos na base da sua obra, este aparelho tem um mecanismo que consegue driblar e desviar de qualquer obstáculo em seu caminho, pois elas são bastante flexíveis. Se alguém precisa alcançar um local há mais de 20 metros de altura, sendo este um local estreito ou com uma passagem um pouco complicada e apertada, esta plataforma articulada é a ideal para você.

Agora que eu já expliquei para que serve esta plataforma e quando você vai precisar dela, você precisa saber que existem 2 tipos diferentes de plataformas articuladas. Tudo deve ser levado em conta na hora de escolher o tipo perfeito para a sua obra, como por exemplo, o local que a plataforma será utilizada. Existe um modelo que funciona a diesel, esta é a plataforma ideal para aqueles locais que são externos, a céu aberto. O outro modelo de plataforma é elétrico, é muito aconselhável para ser usada em locais fechados, por ser mais silenciosa e emitir menos gases poluentes. Em geral, as plataformas elevatórias articuladas são sempre indicadas para: possuir um acesso sobre os obstáculos terrestres, executar construção e manutenção de prédios, refinarias de indústrias de petróleo e materiais químicos, realização de obras em terrenos extremamente irregulares, instalação de estúdios de fotografia ou de cinema, abrir caminho em meio de obstáculos terrestres, idealização de parques temáticos ou aquáticos, serviços de pintura, serviços elétricos, indústrias de fabricação, entre outras operações nas alturas que fazem o uso deste aparelho prático.

Com todas essas informações que eu citei sobre plataformas articuladas, nós podemos dizer que a chegada da mesma representa uma evolução brusca na história de equipamentos de obra. Com o passar dos anos a tecnologia vem avançando e este setor acabou sendo atingido positivamente, e diversos setores estão sendo beneficiados com este avanço de tecnologia, tornando obras que demorariam meses para ser feitas sendo reduzidas a uma semana com a ajuda de uma plataforma elevatória articulada. Os setores de construção civil e industriais foram os mais atingidos por estas comodidades.

Você consegue se lembrar daqueles andaimes horrorosos? Se você não consegue se lembrar, procure uma foto na internet, logo você verá aquela estrutura montada uma em cima da outra, com barras de ferro, alumínio ou madeira, que eram constantemente usados em obras para alcançar alturas fora do nosso limite. Essas estruturas levavam horas para serem montadas, porém, ajudavam os pedreiros a chegar à altura ideal para ser feito o serviço necessário. Muitos lugares ainda fazem uso de andaimes, mas é claro que as maiores construções industriais sempre optam pelo uso de plataformas articuladas. Os andaimes normalmente precisam ficar montados durante toda a obra, ou, ter o trabalho de montar e desmontar todos os dias, o que acaba sendo um processo cansativo e trabalhoso, tomando uma boa parte do seu tempo.

As plataformas também são de bom uso quando o objetivo é realizar transporte de cargas, transporte de pessoas, transporte de ferramentas, ou isso tudo de uma vez. Isso significa que apenas um aparelho possui diversas utilidades, e tudo isso com a segurança garantida para nada dar errado na sua obra, sendo mil vezes mais seguro que um andaime. Se você vai utilizar uma plataforma articulada, você vai precisar se ligar em todas as normas vigentes existentes sobre o uso de um equipamento de segurança e todos os treinamentos que são necessários para obter uma total qualificação e ser certificado que você pode executar o serviço de forma plena.

Não é novidade para mais ninguém que as plataformas articuladas facilitam o seu trabalho, tornando-o até mil vezes mais simples. Sabe qual é a melhor parte de usar uma plataforma articulada no seu trabalho? Você não precisa comprar uma plataforma! Você pode alugar uma plataforma para qualquer serviço que você precisar realizar. É claro que se você tem uma empresa na qual você faz o uso diário de uma plataforma elevatória e possui o local adequado para guardar tal aparelho, é recomendado que você compre. Porém, se você está apenas realizando um serviço, uma obra, num terreno esburacado, o uso da plataforma pode até ser frequente, porém apenas por um determinado período de tempo. Após a obra, você não vai mais precisar de tal aparelho, tornando a sua compra inútil, ou seja, vale muito mais a pena arcar com os custos de aluguel. Não vale a pena comprar um aparelho tão grande, que além se ser super caro, você vai precisar pagar o custo do transporte e até mesmo de um armazém para guardar sua plataforma de maneira segura. Se você tem dúvidas de quanto pode custar o aluguel de uma dessas plataformas articuladas, pesquise em sites de aluguel de plataforma elevatoria tesoura e faça um orçamento! Para a sua surpresa, você encontra precinhos acessíveis para aparelhos de qualidade.

Se você tem vontade de comprar uma dessas máquinas, você vai precisar de um grande investimento, e mesmo assim ainda existem chances deste valor investido não ter volta. Se você tem a intenção de utilizar todos os dias, dentro de determinada empresa, ou um galpão que você possa armazenar a máquina diariamente, pode até ser uma boa ideia comprar tal plataforma, isso por que o aparelho vai fazer parte da rotina do local. Se você possui um local que você possa fazer o uso dele simplesmente para guardar esta máquina gigantesca, será ainda melhor pois você não precisará gastar dinheiro com depósito ou armazéns. Porém, como eu disse acima, se você vai fazer o uso da máquina apenas por um período de tempo, você pode até precisar de tipos diferentes de plataformas articuladas para executar cada tipo de serviço, logo, é muito mais indicado que você alugue estas plataformas. São diversas vantagens que você encontra ao alugar uma plataforma como, por exemplo: o corte de gastos que você vai ter com o local de armazenamento da plataforma, a falta de preocupação em relação as peças da máquina já que por ser alugado está no seguro, você não vai precisar se preocupar com a manutenção da máquina, pois a empresa que você escolher para realizar o aluguel provavelmente vai te ajudar em cada fase do processo e vai certamente dispor todo o suporte técnico necessário.

Por ser um tipo de equipamento que exige certa atenção em cada procedimento, e um olho muito bom para saber se está tudo funcionando perfeitamente, todas as empresas de aluguel de plataformas vão disponibilizar uma equipe profissional e especializada em cuidar deste tipo de máquina com a maior atenção possível. Então se você ainda está na dúvida entre comprar ou alugar uma plataforma articulada, siga essas dicas que você não vai se arrepender! Dê o ponto de partida para a realização da sua obra hoje mesmo e economize muito alugando uma plataforma elevatória!